Esclarescendo Luteria
Esta série de Textos tem como propósito esclarecer o que é a arte de construir instrumentos musicais.
Antonio de Torres Jurado
Origem do Violão
Texto número 2 da Série
Escrito por G.Rathunde
Está é a segunda postagem da série Esclarecendo Luteria onde abordaremos principalmente aspectos sobre a construção de violões, por ser minha especialidade. Em nossa primeira postagem falei um pouco sobre o que é esta arte tão antiga. Hoje vamos falar um pouco sobre a origem do violão.
Guitarra Barroca
Guitarra Barroca
Como mencionei no artigo anterior, os instrumentos estão em constante evolução através das gerações de lutiers. Com o violão não foi nem é diferente. Ele surge a partir da guitarra barroca, instrumento bem popular durante este período, que por sua vez é descendente da vihuela. A guitarra barroca, diferentemente violino e cravo, era um instrumento mais difundido entre a população da época por ser relativamente mais simples de construir e mais barato que seus contemporâneos.
As vezes muito ornamentada com marchetarias e pinturas, até mesmo no tampo, a guitarra barroca possui cordas e trastes de tripa animal, não possui leque harmônico e o encaixe da mão geralmente em bird pick, o qual se tornou popular pela utilização na construção dos violões Martin.
A roseta, como é chamada a ornamentação ao redor da boca, é bem característica deste instrumento e muito detalhada. Em baixo relevo, preenche a boca completamente, confeccionada em couro ou papiro.
Estruturas internas do tampo da Guitarra Barroca.
Encaixe da mão estilo Bird Pick (bico de pássaro)
Violão Moderno
Foi durante o século XIX que o construtor espanhol Antonio Torres Jurado (1817 – 1892) modernizou a guitarra barroca dando origem ao violão clássico utilizando cordas de nylon. Para aguentar a tenção das cordas, muito mais alta que as tripas, passou a usar estruturas no tampo e no fundo do instrumento. Com o tempo notou que estas estruturas precisavam ter um certo peso para que os harmônicos das notas soassem com mais evidência, assim surge o leque harmônico, imprescindível para a durabilidade e qualidade sonora do violão.
Além disso o costume de ornamentar o instrumento fica em desuso entre os construtores, pois nota-se que toda aquela marchetaria também atrapalhava a qualidade sonora do violão. Passou então a ornamentar apenas as bordas (filetes e frisos) e a boca (roseta) os quais são considerados adornos estruturais, a mão (entre tarraxas) e as vezes no meio do fundo, no encontro das laterais e nas marcações da escala.
Espero que estejam gostando de saber mais sobre esta profissão tão linda que é a luteria! No próximo artigo vamos falar mais sobre o tal leque harmônico.
Museo de la Guitarra Española ‘Antonio de Torres
Construtores es seus leques harmônicos
Bibliografia
Anotações e Apostila das disciplinas “Educação Musical” e “Cultura Regional” ministrada pelo docente Juarez Bergmann cursadas na graduação de Tecnólogo em Luteria pela UFPR pelo autor.
Este texto está repleto de generalizações e simplificações, se quiser realmente saber a história terá se aprofundar no assunto.
Leque Harmônico construído por mim estilo Herman Hauser.
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