Esclarescendo Luteria

Esta série de Textos tem como propósito esclarecer o que é a arte de construir instrumentos musicais.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Antonio de Torres Jurado

Texto número 2 da Série

Escrito por G.Rathunde

18 de janeiro de 2019

Está é a segunda postagem da série Esclarecendo Luteria onde abordaremos principalmente aspectos sobre a construção de violões, por ser minha especialidade. Em nossa primeira postagem falei um pouco sobre o que é esta arte tão antiga. Hoje vamos falar um pouco sobre a origem do violão.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Guitarra Barroca

Guitarra Barroca

 

Como mencionei no artigo anterior, os instrumentos estão em constante evolução através das gerações de lutiers. Com o violão não foi nem é diferente. Ele surge a partir da guitarra barroca, instrumento bem popular durante este período, que por sua vez é descendente da vihuela. A guitarra barroca, diferentemente violino e cravo, era um instrumento mais difundido entre a população da época por ser relativamente mais simples de construir e mais barato que seus contemporâneos.
As vezes muito ornamentada com marchetarias e pinturas, até mesmo no tampo, a guitarra barroca possui cordas e trastes de tripa animal, não possui leque harmônico e o encaixe da mão geralmente em bird pick, o qual se tornou popular pela utilização na construção dos violões Martin.

A roseta, como é chamada a ornamentação ao redor da boca, é bem característica deste instrumento e muito detalhada. Em baixo relevo, preenche a boca completamente, confeccionada em couro ou papiro.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Estruturas internas do tampo da Guitarra Barroca.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Encaixe da mão estilo Bird Pick (bico de pássaro)

Violão Moderno

Foi durante o século XIX que o construtor espanhol Antonio Torres Jurado (1817 – 1892) modernizou a guitarra barroca dando origem ao violão clássico utilizando cordas de nylon. Para aguentar a tenção das cordas, muito mais alta que as tripas, passou a usar estruturas no tampo e no fundo do instrumento. Com o tempo notou que estas estruturas precisavam ter um certo peso para que os harmônicos das notas soassem com mais evidência, assim surge o leque harmônico, imprescindível para a durabilidade e qualidade sonora do violão.

Além disso o costume de ornamentar o instrumento fica em desuso entre os construtores, pois nota-se que toda aquela marchetaria também atrapalhava a qualidade sonora do violão. Passou então a ornamentar apenas as bordas (filetes e frisos) e a boca (roseta) os quais são considerados adornos estruturais, a mão (entre tarraxas) e as vezes no meio do fundo, no encontro das laterais e nas marcações da escala.
Espero que estejam gostando de saber mais sobre esta profissão tão linda que é a luteria! No próximo artigo vamos falar mais sobre o tal leque harmônico.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Museo de la Guitarra Española ‘Antonio de Torres

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Origem do Violão

Construtores es seus leques harmônicos

Bibliografia

Anotações e Apostila das disciplinas “Educação Musical” e “Cultura Regional”  ministrada pelo docente Juarez Bergmann cursadas na graduação de Tecnólogo em Luteria pela UFPR pelo autor.

 

Este texto está repleto de generalizações e simplificações, se quiser realmente saber a história terá se aprofundar no assunto.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Leque Harmônico construído por mim estilo Herman Hauser.

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