#esclarecendoluteria 07

Importância da Madeira Correta

Braço empenado

Braço do violão é onde se segura pra fazer as notas ao longo da escala. O corte da madeira do braço e escala talvez sejam o mais importante de todo o instrumento, assim como o tampo, é claro. Porém onde estão os maiores problemas ao longo do tempo é justamente no braço. Ele que alinha as cordas com o tampo, por isso qualquer movimento pra frente aumentará a altura das cordas e pra trás abaixará chegando a trastejar (nome dado quando a corda encosta nos próximos trastes fazendo ruído). A própria tensão das cordas puxa o braço para frente, movimento que deve ser previsto na construção do instrumento. Por isso os braços de instrumentos com cordas de aço, por terem tensões mais altas, possuem um tensor dentro do braço, pra possibilitar leva-lo pra frente ou pra trás, corrigindo qualquer imperfeição.

Reaproveitamento de Cortes Tangenciais

Madeira tangencial com longarina.

Se a madeira não for radial ( vide Anatomia da Madeira) praticamente é certo que o braço empenará (nome dado a torção da madeira) ao longo do tempo. Neste caso, o que pode-se fazer na construção do instrumento é cortar a madeira ao meio e espelhar ela pros dois lados colocando uma longarina no meio como estrutura e ornamento. É comum se fazer isso para aproveitar os cortes q não são radiais, corrigindo assim o problema de risco de empenamento. 

Flaymed Maple com longarina

Claro que além da estrutura da madeira, é importante que ela seja resistente, leve ou não muito pesada para o instrumento não se tornar inconfortável, e tenha uma grã estável (grã é o nome dado ao fluxo das fibras ao longo do tronco da arvore, pode ser espiralada por ex como o eucalipto ou direita como o pinus). A madeira mais tradicional nos violões é o cedro rosa, maple (plátano em português) e mogno. Porém qualquer madeira com estas características poderiam ser usadas.

Luteria e Tecnologia

A tendência da luteria moderna é usar reforços dentro do braço como fibra de carbono e alumínio, há fabricas fazendo barras para esse uso específico. Há lutiers também que tem usado três tensores dentro do braço para ter total controle da regulagem ao longo do tempo, porém isso torna o braço extremamente pesado.

Outro assunto importante é o formato perfil do braço, chamado comumente de shape, mas isto abordaremos em outra matéria.

WhatsApp chat