Esclarescendo Luteria

Esta série de Textos tem como propósito esclarecer o que é a arte de construir instrumentos musicais.

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Tampos e Leques (1)

Colagem das Barras Internas do Tampo, Rathunde Atelier 

Tampo e Leque Harmônico de Violões

Esclarecendo Luteria | 0 Comentários

Texto número 3 da Série

Escrito por G.Rathunde

23 de abril de 2019

Dando continuidade a série de textos sobre luteria, neste artigo vou tratar sobre tampos e leque harmônicos dos violões.

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Tampos e Leques

Violão modelo 000 feito por mim

Lutier X Fábrica

Uma das maiores dúvidas a respeito dos instrumentos de corda feitos a mão está na diferença entre eles e os de fábrica.

Costumo dizer que o tampo é a pele do alto-falante do violão. Nele está a base dessa grande diferença. Cada nota tocada faz o tampo vibrar na mesma frequência fazendo que entre em ressonância produzindo harmônicos, o que vai dar a sensação de um som mais rico em timbres.

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Tampos e Leques

Violão Martin (Fonte Martin Guitars)

Detalhes Sutis

Quanto melhor a qualidade da madeira e do trabalho de tampo e leque harmônico, maior a chance do som ser mais encorpado. Esta é a grande diferença de instrumentos de tampo maciço e tampo de compensado, geralmente três camadas coladas, o qual trava muito a sua vibração. Entretanto cada madeira é única, e precisa de espessuras diferentes para chegar no timbre desejado. Mesmo instrumentos de tampo maciço, dificilmente uma fábrica vai ter esse controle de qualidade pois é necessário uma destreza entre cada trabalho de leque harmônico. Seja no estilo de leque para o estilo musical a ser tocado ou das espessuras de cada reforço.

 

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Tampos e Leques (1)

Linha do tempo dos principais leques harmônicos de violão iniciando em 1759 com o leque criado por Francisco Sanguineo até os anos 1980 com a variante do leque de Michael Kasha criada pela luthi`ere Gila Eban.”(Zaczéski, 2017)

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Tampos e Leques (5)

Leque estilo Herman Houser feito por mim.

Nylon X Aço

Os tampos dos violões de cordas de náilon e aço geralmente possuem grandes diferenças nos desenhos do leque.

Enquanto o estilo de leque do espanhol Fernando Torres é o mais comum entre os violões de náilon, o estilo de leque em X inventado por Christian Friedrich Martin (1796 – 1873) ganhou os violões de cordas de aço.

Rathunde Atelier Esclarescendo Luteria Tampos e Leques (5)

Leque criado por mim Modelo Rhino.

As diferenças não ficam por ai pois um encordamento de náilon exerce uma pressão de cerca de 45 quilos em média sobre o tampo onde um encordamento de aço fica na faixa de 65 quilos. A estrutura e o trabalho de timbre são totalmente diferentes principalmente por esta questão. 

Qualidade Sonora

Claro que o som não está só no tampo. As laterais não influenciam tanto porém o fundo também entra em ressonância aumentando volume do som e sustem, nome dado ao tempo que a nota se sustenta ao ser executada, outra grande diferença dos instrumentos feito a mão.

Essa diferença fica ainda mais evidente ao longo dos anos a medida que a madeira seca e é tencionada pelas cordas e vibra ao tocar. O mais interessante é que o timbre evolui conforme o que o músico toca, pois estará sempre vibrando as frequências do seu próprio estilo, contudo é muito mais evidente para tampos e fundos maciços. Os compensados são mais estáticos pela cola entre suas camadas. Isso faz com que os instrumentos evoluam com o tempo.

 

Bibliografia

Anotações e Apostila das disciplinas “Educação Musical” e “Cultura Regional”  ministrada pelo docente Juarez Bergmann cursadas na graduação de Tecnólogo em Luteria pela UFPR pelo autor.

Zaczéski, Monicky E. e colaboradores. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, nº 1, e1309, 2018.

 

Este texto está repleto de generalizações e simplificações, se quiser realmente saber a história terá se aprofundar no assunto.

Rathunde Atelier Origem do Violão.

Leque Harmônico construído por mim estilo Herman Hauser.

Textos Relacionados

Tamanhos, ligas e manutenção de trastes

Tamanhos, ligas e manutenção de trastes

#esclarecendoluteria 09 Estamos de volta com nossa série de textos sobre o universo da arte de construir instrumentos musicais. Desgaste Natural dos Trastes Hoje vamos falar sobre os trastes. Eles são os metais ao longo da escala onde se faz a digitação ao tocar. Eles...

Madeiras para Escala e Cavalete de Violões

Madeiras para Escala e Cavalete de Violões

#esclarecendoluteria 08 Escala e Cavalete Dando continuidade ao papo sobre as partes do violão, hoje falaremos um pouco sobre a escala (também chamada de espelho é onde estão os trastes e se faz a digitação das notas) e cavalete ( também chamado de ponte, é onde...

Madeiras para Braços de Violões

Madeiras para Braços de Violões

#esclarecendoluteria 07 Importância da Madeira Correta Braço do violão é onde se segura pra fazer as notas ao longo da escala. O corte da madeira do braço e escala talvez sejam o mais importante de todo o instrumento, assim como o tampo, é claro. Porém onde estão os...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Canal no YouTube

Inscreva-se em nosso Canal

Ser Natural

 

Canal no YouTube

Inscreva-se em nosso Canal

Rathunde Atelier Marcenaria Fina

 

Redes Sociais

Nos siga no FaceBook e Instagram

@rathundeatelier

 

Ser Natural

Deixar de querer e passar a sentir o fluxo do cosmos

Postagens

Assine nossa lista para receber novidades

Por Guilherme Rathunde

Luteria

Filosofia

Marcenaria

Permacultura

WhatsApp chat