Esclarescendo Luteria
Esta série de Textos tem como propósito esclarecer o que é a arte de construir instrumentos musicais.
Colagem das Barras Internas do Tampo, Rathunde Atelier
Tampo e Leque Harmônico de Violões
Texto número 3 da Série
Escrito por G.Rathunde
Dando continuidade a série de textos sobre luteria, neste artigo vou tratar sobre tampos e leque harmônicos dos violões.
Violão modelo 000 feito por mim
Lutier X Fábrica
Uma das maiores dúvidas a respeito dos instrumentos de corda feitos a mão está na diferença entre eles e os de fábrica.
Costumo dizer que o tampo é a pele do alto-falante do violão. Nele está a base dessa grande diferença. Cada nota tocada faz o tampo vibrar na mesma frequência fazendo que entre em ressonância produzindo harmônicos, o que vai dar a sensação de um som mais rico em timbres.
Violão Martin (Fonte Martin Guitars)
Detalhes Sutis
Quanto melhor a qualidade da madeira e do trabalho de tampo e leque harmônico, maior a chance do som ser mais encorpado. Esta é a grande diferença de instrumentos de tampo maciço e tampo de compensado, geralmente três camadas coladas, o qual trava muito a sua vibração. Entretanto cada madeira é única, e precisa de espessuras diferentes para chegar no timbre desejado. Mesmo instrumentos de tampo maciço, dificilmente uma fábrica vai ter esse controle de qualidade pois é necessário uma destreza entre cada trabalho de leque harmônico. Seja no estilo de leque para o estilo musical a ser tocado ou das espessuras de cada reforço.
“Linha do tempo dos principais leques harmônicos de violão iniciando em 1759 com o leque criado por Francisco Sanguineo até os anos 1980 com a variante do leque de Michael Kasha criada pela luthi`ere Gila Eban.”(Zaczéski, 2017)
Leque estilo Herman Houser feito por mim.
Nylon X Aço
Os tampos dos violões de cordas de náilon e aço geralmente possuem grandes diferenças nos desenhos do leque.
Enquanto o estilo de leque do espanhol Fernando Torres é o mais comum entre os violões de náilon, o estilo de leque em X inventado por Christian Friedrich Martin (1796 – 1873) ganhou os violões de cordas de aço.
Leque criado por mim Modelo Rhino.
As diferenças não ficam por ai pois um encordamento de náilon exerce uma pressão de cerca de 45 quilos em média sobre o tampo onde um encordamento de aço fica na faixa de 65 quilos. A estrutura e o trabalho de timbre são totalmente diferentes principalmente por esta questão.
Qualidade Sonora
Claro que o som não está só no tampo. As laterais não influenciam tanto porém o fundo também entra em ressonância aumentando volume do som e sustem, nome dado ao tempo que a nota se sustenta ao ser executada, outra grande diferença dos instrumentos feito a mão.
Essa diferença fica ainda mais evidente ao longo dos anos a medida que a madeira seca e é tencionada pelas cordas e vibra ao tocar. O mais interessante é que o timbre evolui conforme o que o músico toca, pois estará sempre vibrando as frequências do seu próprio estilo, contudo é muito mais evidente para tampos e fundos maciços. Os compensados são mais estáticos pela cola entre suas camadas. Isso faz com que os instrumentos evoluam com o tempo.
Bibliografia
Anotações e Apostila das disciplinas “Educação Musical” e “Cultura Regional” ministrada pelo docente Juarez Bergmann cursadas na graduação de Tecnólogo em Luteria pela UFPR pelo autor.
Zaczéski, Monicky E. e colaboradores. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, nº 1, e1309, 2018.
Este texto está repleto de generalizações e simplificações, se quiser realmente saber a história terá se aprofundar no assunto.
Leque Harmônico construído por mim estilo Herman Hauser.
Textos Relacionados
Tamanhos, ligas e manutenção de trastes
#esclarecendoluteria 09 Estamos de volta com nossa série de textos sobre o universo da arte de construir instrumentos musicais. Desgaste Natural dos Trastes Hoje vamos falar sobre os trastes. Eles são os metais ao longo da escala onde se faz a digitação ao tocar. Eles...
Madeiras para Escala e Cavalete de Violões
#esclarecendoluteria 08 Escala e Cavalete Dando continuidade ao papo sobre as partes do violão, hoje falaremos um pouco sobre a escala (também chamada de espelho é onde estão os trastes e se faz a digitação das notas) e cavalete ( também chamado de ponte, é onde...
Madeiras para Braços de Violões
#esclarecendoluteria 07 Importância da Madeira Correta Braço do violão é onde se segura pra fazer as notas ao longo da escala. O corte da madeira do braço e escala talvez sejam o mais importante de todo o instrumento, assim como o tampo, é claro. Porém onde estão os...
Canal no YouTube
Inscreva-se em nosso Canal
Ser Natural
Canal no YouTube
Inscreva-se em nosso Canal
Rathunde Atelier Marcenaria Fina
Redes Sociais
Nos siga no FaceBook e Instagram
@rathundeatelier
Ser Natural
Deixar de querer e passar a sentir o fluxo do cosmos
Postagens
Assine nossa lista para receber novidades
Por Guilherme Rathunde
Luteria
Filosofia
Marcenaria
Permacultura