#esclarecendoluteria 005
Para entender melhor sobre as madeiras da luteria, é importantíssimo entender mais sobre os cortes. O corte influencia na estrutura da madeira, diferenciando as características de propagação do som, resistência, secagem e estabilidade.
Cortes da Madeira
Há basicamente 3 cortes usados por marceneiros, carpinteiros e lutiers:
O radial, que acompanha o raio da árvore;
O tangencial e paralelo que são perpendicular ao raio;
E o transversal que é perpendicular ao caule da árvore, como quando se corta uma árvore com a motosserra. Este não é usado na luteria, a não ser em marchetaria da roseta ou adornos.
Influência na Secagem das Madeiras
As árvores possuem dois sentidos de onde correm a seiva: no seu comprimento e transversal ao comprimento, no raio do caule. Depois que a madeira foi cortada esse fluxo de umidade continua o mesmo. Assim a madeira seca e reduz seu tamanho, principalmente nestes dois sentidos. Ela encolhe de comprimento, largura e espessura. Como o corte tangencial possui os raios no meio da madeira, ela seca e empena (perde o formato original que foi cortada, encanoando-se). Já o radial possui os raios paralelos a largura da tábua, secando uniformemente. O problema em construção de artefatos é que este processo é muito longo (20 a 50 anos dependendo da espessura) e a madeira continua umedecendo e secando. Esta ai a explicação de messas racharem ou empenarem. Tem a ver com o corte! Tem outras características que
influenciam também neste processo como a grã da espécie, mas não vou me aprofundar nisto aqui.
Influência Sonoridade dos Instrumentos
A mesma coisa é claro acontece com os instrumentos. O violino por exemplo, é todo feito com madeira radial na maioria dos casos, pois é mais estável e seca uniformemente, em vista do corte tangencial que empena muito ao secar. Quem já viu uma tábua q virou uma canoa praticamente. Pois é, isto é típico de madeira com corte tangencial.
O tampo é quase sempre feito de cortes extremamente radiais. Porém isto tem um porque mais sonoro que meramente a durabilidade da madeira. Este corte é muito mais uniforme o que melhora a vibração e a condução do som. O abeto radial por ex nas linhas claras a
velocidade do som é mais lenta que nas linhas escuras, num corte tangencial isso ficaria desorganizado.
Durabilidade e Estética
Outro fator é que a madeira sempre racha no raio. Sendo assim os cortes tangenciais possuem maior tendência a racharem no meio, pois nos radiais o raio está na largura da madeira. Repare naquela mesa ou banco que rachou se não este o caso. Aposto que sim.
E por fim o fator estético. Apesar disso tudo o corte tangencial é muito mais bonito que o radial. Forma vários tipos de desenhos como as famosas catedrais (desenhos cônicos na madeira em forma de pirâmides).
Nos próximos artigos vou falar das madeiras de fundo, laterais, braço, escala e cavalete, e veremos mais alguns exemplos dos cortes.
Gostei muito obrigado pela aula kkk