#esclarecendoluteria 09

Estamos de volta com nossa série de textos sobre o universo da arte de construir instrumentos musicais.

Trastes desgastados.

Desgaste Natural dos Trastes

Hoje vamos falar sobre os trastes. Eles são os metais ao longo da escala onde se faz a digitação ao tocar. Eles são encaixados na madeira da escala e podem ser trocados quando desgastados. Com o tempo ele acaba formando sulcos pelo contato com as cordas, podendo ser resolvido com uma retífica de trastes (vide e-book Tudo Sobre Regulagem de Violões). Se os seus trastes estiverem com este desgaste, procure um lutier da sua região.

Tamanhos de Trastes

Os trastes possuem três larguras diferentes:

Jumbo: o mais largo deles pode variar de aproximadamente 2,75 a 3mm, são mais usados em guitarras como Ibanez e Jackson.

Médio é o mais comum usado amplamente em violões aço, nylon, guitarras e baixos. Possui 2 a 2,5 mm de largura.

Também existem os trastes pequenos mais usados em bandolins e cavacos com 1,8 a 1,3 mm de largura aproximadamente.

O gosto do músico que vai influenciar no momento de escolher os trastes. Trastes mais largos dão mais conforto a técnica de ligado, tapping e velocidade. Os trastes menores já favorecem o conforto para tocar acordes.

Ligas do Matal e Coloração

Trastes Jumbo de Alpaca.

Além da largura os trastes possuem diferentes alturas. Quanto mais alto mais afastado o a corda estará da escala, exigindo mais força ao tocar. Trastes altos são indicados pra que usa muito bend e velocidade.

A sua dureza é proporcional a sua longevidade pois vai desgastar menos, contudo irá desgastar as cordas mais rápido. Este problema não é muito sério para cordas de aço, porém violões de nylon geralmente possuem trastes mais macios por este motivo. O que irá determinar a sua dureza é a liga que é feito. Os mais comuns são:

Alpaca, uma liga de diversas qualidades podendo variar entre níquel, cobre, prata, zinco, chumbo e/ou cádmio. Dependendo da liga pode ser mais macio ou mais duro. De coloração prateada quando polida e amarelada quando oxidado, são os mais comuns e mais utilizados nos instrumentos atualmente.

Trastes dourados podem ser de latão ou ligas de bronze. São os trastes mais difíceis de serem produzidos com qualidade, então há de ter muita cautela e procurar muito bem uma marca que tenha uma liga mais dura.

Os mais duros encontrados no mercado são de INOX, assim mais duráveis pois não desgastam com as cordas tão facilmente. Possuem alto brilho e não oxidam tão fácil.

WhatsApp chat